Acesso Rápido

Perguntas e Respostas

  • Quais as diferenças entre Cartão, Token e Arquivo Digital?

    O funcionamento do cartão e do token do ponto de vista técnico, é o mesmo. A diferença entre eles é apenas o formato. O token funciona somente ligado diretamente à uma porta USB, enquanto o cartão precisa de uma leitora conectada ao computador. O arquivo digital fica armazenado no computador, não sendo necessário nenhum dispositivo extra para que o mesmo funcione. Além de não precisar de um dispositivo para funcionar, o arquivo digital pode ser replicado, podendo também ser instalado em vários computadores e com senhas diferentes para cada instalação. Cabe ao usuário analisar a questão da segurança nesse caso.

  • Posso reutilizar o token e o cartão?

    Sim. É possível reutilizar o token e o cartão, mas não é recomendado. Geralmente as mídias tem uma vida útil, que apesar de longas, não podemos garantir que assim como as novas, vão funcionar como devem. A Certmidia oferece garantia de 90 dias contra defeitos de fabricação somente para os tokens e cartões adquiridos conosco, junto dos certificados.

  • Posso colocar outros tipos de arquivos dentro do Token e do cartão como fotos e documentos?

    Não. Os tokens e cartões são de uso exclusivo para gravação de certificados digitais. Apesar dos tokens terem seu formato físico parecido com pendrives, eles não servem para essa finalidade. São mídias com funcionamento totalmente diferentes de um pendrive, são chamadas de mídias criptográficas, pois contém dados criptografados que não podem ser acessados sem senha e nem mesmo copiados.

  • O que pode ocasionar danos ao token e ao cartão?

    O dispositivo pode ser danificado caso fique conectado ao computador constantemente, estando em uso ou não. Não é indicado o uso dos certificados A3 (em token ou cartão) para softwares que efetuam operações em massa em curtos intervalos de tempo, como assinatura de notas fiscais e outros documentos. Os danos também podem ser ocasionados por variações de energia elétrica, curtos-circuitos ou desligamento abrupto do equipamento. O manuseio inadequado também pode causar danos ao dispositivo, como queda ou contato com líquidos.

  • Qual a cobertura da garantia para token e cartão?

    A garantia é de 90 dias para todos os cartões e tokens adquiridos conosco. A garantia não cobre danos por mal-uso. Cobre apenas defeitos de fábrica.

  • Para que serve o token e o cartão?

    O token e o cartão servem para guardar e fazer uso do seu certificado digital.

  • Qual a diferença entre o A1 e o A3?

    O certificado digital do tipo A1 é um arquivo digital. No caso do A1 pode ser gravado em vários computadores e pode ser usado sem a necessidade da mídia (token ou cartão) estar presente no momento. O certificado digital do tipo A3 é um arquivo gravado em uma mídia criptográfica, que não pode ser copiado. No caso do A3, é necessário que o token ou cartão estejam presentes para que o certificado possa ser utilizado.

  • Se o cartão é mais barato, porque comprar um token?

    O cartão é mais barato, porém é necessário que o cliente tenha uma leitora para fazer uso do mesmo. Já o token, pode ser utilizado em um computador que tenha porta USB. Do ponto de vista de funcionamento e segurança, o cartão e o token são equivalentes, porém, em termos de praticidade, o token é mais recomendado.

  • O que é a mídia e o que é o certificado digital?

    A mídia é o dispositivo onde o certificado digital (arquivo) é armazenado. A mídia pode ser um token ou um cartão. Em alguns casos mais específicos há outras mídias, mas para uso geral, tokens e cartões são os mais utilizados. O certificado digital é um arquivo associado a um par de chaves criptográficas, que contém informações do seu titular e dados de segurança.

  • A Certmidia guarda cópia do meu Certificado Digital?

    Não. A Certmidia não detém cópias dos Certificados Digitais de nenhum cliente ou funcionário. A posse dos certificados digitais é exclusivamente dos seus titulares.

  • A Certmidia detém informações sobre a senha dos certificados digitais e das mídias dos clientes?

    Não. As senhas dos certificados, tanto A1 (arquivo digital) quanto A3 (mídia criptográfica) é de posse e uso exclusivo do seu titular.

  • O que faz uma mídia ser bloqueada?

    A mídia pode ser bloqueada caso a senha PIN e a senha PUK sejam digitadas incorretamente várias vezes. Caso seja digitada incorretamente várias vezes apenas a senha PIN, ainda é possível desbloquear a mídia com a senha PUK. Caso a senha PUK também seja digitada incorretamente persas vezes, a mídia é bloqueada definitivamente e será necessário adquirir um novo certificado digital.

  • É possível fazer backup (cópia de segurança) dos certificados? Em quais casos?

    Somente no caso do certificado digital do tipo A1 (arquivo digital) é possível fazer uma cópia de segurança. Nos casos dos certificados digitais do tipo A3 (mídia criptográfica), não é possível.